quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PROJETO SAÚDE NA ESTRADA NO "JORNAL DO REVENDEDOR PETROBRÁS"

ANO XII - OUTUBRO 2012 - Nº 146 - Pág. 09.






As doenças primárias ou pré-existentes como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e muitas outras estão presentes no universo dos caminhoneiros. O acesso ao controle ambulatorial torna-se difícil em função de estar sempre em trânsito, e não ter com isso, disponibilidade para um agendamento ou dificuldade em um acompanhamento efetivo.

Foi pensando nisso que o Projeto Saúde na Estrada, realizado em Gurupi-TO no Auto Posto Decio Gurupi e com o apoio deste, é quinzenalmente realizado por um grupo de estudantes do Centro Universitário Unirg, do curso de Medicina que participam da Liga Acadêmica de Fisiologia. Com a iniciativa do aluno e ligante José Tarcísio Ferreira de Lima, esse projeto tem a finalidade de abordar caminhoneiros que frequentam o posto Decio passando pela BR-153 Km 667, a fim de colher dados necessários e de interesse para o projeto de extensão a partir de um questionário, além de oferecer informações tais como pressão arterial, glicemia, Índice de Massa Corpórea - IMC (relação peso/altura²) e circunferência abdominal. Ao final de tudo, o amigo caminhoneiro passa por orientações para um melhor estilo de vida, mais saudável e mais consciente.

O projeto foi muito bem recebido pelos caminhoneiros que passam pelo posto Decio, e devido ao numero de atendimentos realizados, hoje há a participação de 20 ligantes e 2 professores orientadores (Adolpho Dias Chiacchio e Janne Marques Silveira), unidos para que acorra principalmente, benefícios na saúde do caminhoneiro.

“Siga bem, mas siga com Saúde na Estrada amigo caminhoneiro.”


LEIA TODA A MATÉRIA EM:

Um comentário:

  1. No site da UNIRG:

    http://www.unirg.edu.br/todas-as-noticias/474-projeto-da-liga-de-fisiologia-e-divulgado-pelo-jornal-do-revendedor-petrobras.html

    ResponderExcluir