Histórico


A Liga Acadêmica de Fisiologia - LAF teve início no mês de setembro do ano de 2008 quando se reuniram 11 acadêmicos de medicina com o intuito de aumentar os seus conhecimentos em fisiologia e expandi-los a outros acadêmicos. A sede da LAF situa-se no Centro Universitário UNIRG, no campus II, no laboratório de Fisiologia. Tem como orientadores o Professor Esp. Adolpho Chiacchio, Professor Doutor Wataro Nelson Ogawa,  Professor Mestre João Bartholomeu Neto e Professora Mestra Janne Marques Silveira. Possui colaboradores como Professor Eduardo Lopes e Professor Geovane Rossone.

Os objetivos da liga são a extensão, a pesquisa e o ensino. Primeiramente a liga juntamente com seus orientadores começaram a estudar semanalmente artigos científicos sobre diversos assuntos relacionados à Fisiologia. Então houve a necessidade de estender esses conhecimentos a outros acadêmicos. Para isso realizamos no ano de 2009 seminários quinzenais com abertura para todos os cursos da área da saúde com abertura de 90 vagas, sendo todas estas preenchidas. A inscrição dos seminários constava de 1 kg de alimento não perecível que foram doados para a APAE de Gurupi. Os seminários foram ministrados por professores e profissionais da área da saúde juntamente com os ligantes.

Os membros da LAF se reúnem semanalmente junto com seus orientadores em sua sede com o intuito de discutir sobre os mecanismos envolvidos na Fisiologia e Fisiopatologia Humana.

Fizemos ainda um projeto de ensino no qual os ligantes realizavam rodízios semanais no Hospital de Referência de Gurupi a fim de coletar casos clínicos interessantes e no final da semana era exposto aos demais ligantes a fisiopatologia do caso escolhido, havendo discussão e conclusões a respeito do mesmo.

No inicio do ano de 2010 a liga promoveu a primeira Jornada de Fisiologia, que proporcionou a todos os acadêmicos de medicina um melhor conhecimento de fisiologia do coração, renal, gastroenterológica e pulmonar, e ao mesmo tempo a oportunidade de fazerem o primeiro processo seletivo da liga. Participaram do Curso, mais de 100 acadêmicos e foram aprovados 10 novos membros.

A liga esteve ativa em campanhas de conscientização e educação da população, dentre essa campanhas realizadas em maio de 2010 temos a I Campanha de Orientação e Prevenção de Infarto Agudo do Miocárdio e I Campanha de Orientação e Prevenção de Queimaduras. Colaboramos neste mesmo ano com a Secretaria de Saúde, com a campanha contra o H1N1 e a campanha Dia do Caminhoneiro.





Tivemos também no ano de 2010, apresentação oral  e exposição de pôster no XIX Congresso Goiano de Cardiologia.













Em 2011 realizamos o Dia Mundial Do Diabetes, na feira coberta da rua sete em Gurupi-TO.







No dia 13 de agosto de 2012, realizamos uma reunião com a presença de todos os ligantes, para a realização de uma mudança no estatuto da Liga. Sendo assim, a partir desta data, este estatuto reformulado valerá para membros atuais ou futuros membros.




Em 20 de agosto de 2012, realizaremos o 3º Processo Seletivo LAF, para o ingresso de novos  integrantes, afim de possuirmos uma grande família para juntos realizarmos com sucesso um projeto grande e audacioso, a começar em setembro. Já em 24 de agosto de 2012, fizemos a reunião de recepção dos novo membros da LAF. Totaliza-se agora, um numero de 20 ligantes em nosso grupo.





Em setembro de 2012, iniciamos o Projeto de Extensão Saúde na Estrada - DECIO GURUPI, com a finalidade de abordar caminhoneiros frequentadores e lhes proporcionar uma maior atenção à saúde. O Projeto foi muito bem recebido pelos caminhoneiros que passam pelo Posto Decio, e devido ao numero de atendimentos realizados tentaremos uma parceria ainda maior para o ano de 2013. Otimizando nosso trabalho, a PETROBRÁS publicou este Projeto no "JORNAL DO REVENDEDOR PETROBRÁS", como um acontecimento marcante, principalmente na história de Liga.